Foto: You and Me

Se a roupa da noiva sempre gera dor de cabeça e expectativa, a roupa do noivo parece ser muito mais simples. Mas não se engane porque há diversos tipos de trajes que um noivo pode escolher para o dia do casamento, e assim como o vestido da noiva,roupa do noivo segue algumas regras, dependendo do horário da cerimônia e da época em que ela será realizada.

Para o noivo ficar bem elegante e confortável para o grande dia, é preciso que ele prove diversos trajes para ver qual que mais se encaixa no seu perfil. O caimento perfeito é que vai fazer a diferença entre a elegância e o requinte.

 

O NOIVO DEVE ESCOLHER O SEU TRAJE OBSERVANDO:

  1. O estilo do casamento;
  2. O horário;
  3. O seu tipo físico;
  4. O traje da noiva;

 

TRAJE DO NOIVO E ACESSÓRIOS:

Um terno de qualidade sempre faz bonito.

 

Pela manhã, você poderá optar por cores mais claras como o cinza ou o bege, embora o terno escuro possa ser usado em qualquer horário.

 

À tarde, os ternos cinza escuro ou azul marinho caem muito bem.

 

À noite, fique com o grafite ou preto. Usar um traje branco não é uma boa ideia. A não ser que o noivo seja militar e queira se casar usando o uniforme de gala ou que seja um casamento na praia durante o dia, melhor seria optar por outra cor e deixar o branco para a noiva. A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata em tons mais escuros que a camisa. Evite gravatas com estampas chamativas. O mais indicado são os modelos texturizados trabalhados na mesma cor.

 

TIPOS DE TRAJES PARA CASAMENTO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Em casamentos muito formais, a tradição recomenda que o noivo use fraque. Lembre-se que se este for o caso, o mais importante é que você se sinta bem com o que está vestindo, não adianta nada seguir a tradição e ficar parecendo um homem engessado no altar.

Se o fraque não ficar bem em você, opte pelo meio-fraque. Não escolha nada muito exótico só porque o dono da loja disse que “está na moda”. Na dúvida, fique com o terno escuro feito sob medida.

Quanto a comprar ou alugar o traje, você deve pensar o seguinte: um terno poderá ser usado em outra ocasião, mas o fraque ou meio-fraque dificilmente serão usados novamente.

Fraque: Paletó mais curto na frente com pontas alongadas na parte de trás; calça riscada preta e cinza; camisa branca com colarinho rígido; colete cinza claro; gravata cinza-prateada, mais larga.

 

Meio-Fraque: Paletó preto de corte normal. Calça riscada preta e cinza. Colete e gravata tradicionais, cinza-prateados.

 

Casaca: Traje formal, curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido. O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte horas.

 

DICAS PARA O NOIVO ELEGANTE

– Prove a roupa completa dois ou três dias antes.

– Se não tiver o hábito de usar gravata, verifique com antecedência como colocá-la ou como dar o nó de maneira correta.

– A camisa deve estar com o colarinho confortável. O sapato deve ser novo e confortável, bem lustrado e adequado ao traje.

– Sapatos com solado de borracha não combinam com trajes formais, prefira os de pelica, de amarrar e com solado de couro.

– Corte o cabelo com cinco dias de antecedência para que no dia o corte já esteja definido.